top of page
Foto de Viviana Matschulat.

Viviana Martinez Matschulat é pianista, natural de Asunción no Paraguai e naturalizada Brasileira. É graduada em Música com habilitação em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de Mestre e Doutora em Música com ênfase em Práticas Interpretativas pelo Programa de Pós-Graduação em Música da mesma universidade. É também Especialista em Música e Cognição e Especialista em Didática Universitária.

Seus estudos pianísticos foram orientados pelas pianistas Luisa G. de Bartolozzi, Maria Luisa Baez de Ros e Valentina Diaz-Frenot no Paraguai. No Brasil, estudou com os professores Dra. Cristina Caparelli Gerling, Dr. Ney Fialkow e Dirce Bauer Knijnik. Participou de vários festivais e masterclasses com os pianistas John Rink (Inglaterra), Luca Chiantore (Espanha), Catarina Domenici (Brasil), Arnaldo Cohen (Brasil/EUA), Rosa Tolon (Cuba), José Henrique Martins (Brasil), Alberto André Heller (Argentina), Alexandre Dossin (Brasil/EUA), Zélia Chuecke (Brasil), Réne Lecuona (EUA), Olga Kiun (Rússia/Brasil), Dália Ouizel (Bélgica), Darío Ntaca (Argentina), André Loss (Brasil), Roberto Bravo (Chile), Amy Lin (França) e Luiz de Moura Castro (Brasil/EUA), entre outros.

Foi vencedora do Concurso de Piano Marin Nogueras e recebeu menção honrosa pela participação no Concurso Internacional de Piano Claudio Arrau, no Chile. Em Assunção, apresentou-se como solista com orquestras e foi integrante do elenco de ópera da Universidade UNINORTE, sob regência do Maestro Diego Sánchez Haase, onde atuou como pianista colaboradora. Trabalhou também como professora de piano na Escola de Música Diapasón. Em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, onde residiu por dez anos, lecionou no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS e na Casa da Música de Porto Alegre. Vive atualmente em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, onde atua como camerista e na docência. Recentemente participou de um projeto de gravação de CD com obras para teclado e para conjunto de câmara de Domenico Zipoli, compositor das Missões Jesuíticas. Integrou o corpo docente do Curso de Licenciatura em Música na Escuela Superior de Bellas Artes da Universidade do Leste, no Paraguai, e forma um duo pianístico com Josias Matschulat, o “Duo Matschulat”.

Suas teses de mestrado e de doutorado dissertaram a respeito do aprimoramento da aprendizagem e da memorização musical sob a perspectiva dos guias de execução proposta pelo Dr. Roger Chaffin. Como pesquisadora, apresentou trabalhos em congressos referentes à performance pianística e aprendizagem musical; trabalhou na tradução do livro Liszt Pädagogium de Lina Ramann e ofereceu oficinas sobre pedagogia pianística no Brasil e no Paraguai.

bottom of page